AMANTES DE ESTAMPAS E DA NATUREZA – Uni-vos!Aprenda a fazer uma estamparia natural com a técnica de flowerpounding, e transformá-la em estampa corrida!
A técnica poderá ser usada também para outros desenhos e estampas, além do flowerpounding.
Oficina de estamparia manual e natural da técnica de flowerpounding, é integrada a estamparia digital.

PARTE 1: A primeira parte consiste na atividade prática de estamparia manual com a técnica de flowerpounding, que é uma técnica de transferência natural com plantas. Folhas e flores são impressas manualmente no tecido através de marteladas. É indicado para uso em tecidos que não precisam ser lavados. Ideal para encadernação, quadros, embalagem, cartões, artes plásticas, marcadores de livro, terapia com algo natural, além de bordado, e como base para se criar estampas, sejam em rapport ou localizadas, como imagem ou em ilustrações vetorizadas.

PARTE 2: Na segunda parte serão apresentados os princípios básicos da estamparia corrida por meio de exercício prático em papel e depois será feita uma demonstração de como digitalizar o resultado da técnica de flowerpounding para criação de um rapport para estamparia corrida no Photoshop.
Não é necessário conhecimento prévio para nenhuma das atividades sugeridas na oficina.

MATERIAL DISPONIBILIZADO EM AULA: tecido, martelo e tesoura disponíveis para uso em aula.
TRAZER: Lápis e papel para anotações. Folhas e flores, a serem indicadas. Papel para desenho comum A4, papel vegetal e lápis grafite.

HORAS\AULA – 5h

Valor: 560 Reais

Informações e inscrição:
(24) 2222-2363 / (21) 99763-6786 falar com Raianne, ou por email: conecte@conectaorganica.eco.br

Facilitadoras:

Gabriela De Laurentis e Karen Grimmer são duas apaixonadas pelo universo manual e pelas artes, e suas respectivas marcas são um reflexo disso. Gabriela tem uma marca de aventais naturais para ofícios e Karen Grimmer tem uma marca de roupas autorais em que cria as próprias estampas. Como forma de estimular mais as práticas manuais e disseminar os saberes têxteis, se uniram para dar oficinas integradas, em que se possam aprender ou praticar esses conhecimentos manuais que unem a integração do artesanal com a tecnologia.

Karen Grimmer: Karen é pós-graduada em Design de Estampas e uma apaixonada por Arte. Em 2014, lançou sua primeira coleção de bolsas em couro com design e estampas autorais. Nascia a sua marca: Grimmer.
Ao longo dos últimos anos, fez vários cursos voltados para a área criativa com foco em estamparia, história da arte e técnicas em aquarela. Em paralelo, estudou as ferramentas Photoshop e Illustrator para aprimorar o desenvolvimento e aplicação do design de superfície.
Em 2018, sua marca expandiu a atuação para roupas. No seu processo criativo dentro da Grimmer, desenvolve estampas sempre buscando inspirações em grandes artistas mulheres, muitas vezes não reconhecidas em seu tempo. Essa é uma forma de dar voz a grandes trabalhos e recontar a história.

Gabriela de Laurentis: Apaixonada pelo universo dos ofícios, Gabriela De Laurentis idealizou o projeto de valorização dos ofícios através dos aventais em 2016 quando criou a marca de aventais naturais para ofícios, a DeLaurentis. Bisneta de costureira, herdou caixa de costura, linhas, e tesoura das boas da bisa. Em tempos de faculdade, quando cursava Interiores na Belas Artes na EBA-UFRJ, acompanhava sua irmã gêmea em diversas aulas dela de Indumentária, e babava pelos tecidos e materiais.
Realizou cursos livres de estamparia, costura, criação de coleção, experiência de marca e mindset do consumidor, Vision Board e planejamento, de design de superfície: de impressão botânica com a Eugenia Zoia da Jardin Estampas, Buenos Aires e também de técnicas de estamparia com a especialista têxtil Cristina Daher da Cotton de Fadas, Niterói.
Atualmente se dedica à marca e ao universo artesanal (cozinha, costura, gosta de plantas e dá oficinas de estamparia manual), além de dar continuidade ao trabalho de pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Turismo da UNIGRANRIO (NPTU).